09/10/2009

PARA QUE SAIBA A VERDADE (II) - A PROPÓSITO DA LACTOGAL

NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL,

A PROPÓSITO DO ENCERRAMENTO DA LACTOGAL,

A CDU EXIGIU A TOMADA DE MEDIDAS
PS VOTOU CONTRA, PSD ABSTEVE-SE

Transcreve-se a moção proposta pela CDU sobre esta temática:
"Está anunciado que no final do ano a empresa Lactogal irá encerrar as suas portas, em Avis. Este encerramento responde aos grandes interesses económicos, onde o vector principal é o lucro e onde os trabalhadores são um mero instrumento para atingir este fim.
A empresa não irá encerrar devido à falta de encomendas nem tão pouco por quebras de produção pois, mesmo trabalhadores que já tinham terminado contrato, foram chamados à empresa de forma a cumprir os compromissos assumidos por esta.
Mais uma vez, o Governo PS esquece os seus compromissos eleitorais, ignora o seu próprio Programa de Governo e demonstra um total desrespeito e desprezo pelas populações que vivem nas zonas do interior do território nacional.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 128/2008, datada de 26 de Agosto, revelando a verdadeira face do Governo, não pode deixar de ser considerada chocante e de merecer o nosso mais vivo repúdio. Por exemplo, refere que o projecto em causa “contribui para o desenvolvimento e dinamização económica da região e consequente diminuição das assimetrias regionais” mas quando enaltece a suposta diminuição das assimetrias regionais será que o Governo tem noção de onde fica Avis?
Neste mesmo documento o Governo, com hipocrisia, regozija-se com os previsíveis 160 postos de trabalho que irão ser criados mas esconde que serão em maior número os que serão destruídos; só em Avis, serão perto de 100 postos de trabalho directo e se lhe juntarmos os das outras unidades facilmente se percebe que serão em maior número os destruídos do que os criados. Mas, a estes que irão engrossar as cada vez mais longas filas do desemprego, o Governo não dirige uma única palavra. Realmente o Governo quer apresentar este projecto como um mar de rosas mas fá-lo esquecendo as PESSOAS, palavra tão falada e por tantas vezes colocada em grandes placards de propaganda política do PS.
Quantos postos de trabalho acabarão? Quantas famílias serão afectadas? Quantas mais pessoas irão ser forçadas a sair para zonas do litoral?
As pessoas, estas pessoas que a 31 de Dezembro vêem esta unidade industrial fechar portas, não podem passar uma esponja sobre a sua vida e apenas agarrar numas malas e mudar para outras paragens, nada é assim tão fácil.
Deste modo, o Governo utiliza o dinheiro dos impostos de todos nós, ou seja, também o dos residentes no Concelho de Avis, para fomentar o desemprego no nosso Concelho.

A Assembleia Municipal de Avis, reunida em 26 de Setembro, a primeira vez após o anúncio do encerramento da empresa, expressa a sua forte solidariedade aos trabalhadores da Lactogal e respectivas famílias; manifesta grande preocupação com a situação em que estes irão ficar e exige que o Governo e a administração da empresa encontrem as medidas e soluções necessárias para que estas pessoas não se vejam mergulhadas numa situação de crise sócio-económica ainda mais grave.
A Assembleia Municipal alerta para a necessidade de um particular empenho por parte do Governo para que se encontrem alternativas para os equipamentos e investimentos, alguns deles recentes e provavelmente contando com dinheiros públicos. Com a crise que actualmente o nosso País atravessa, fruto, em grande medida, de cedências feitas por aqueles que nos governam aos grandes grupos económicos, seria um descalabro para a economia local, regional e nacional que o dinheiro investido não fosse aproveitado para a criação de riqueza e de postos de trabalho.

A enviar às seguintes entidades:
- Primeiro Ministro;
- Ministro da Economia;
- Governador Civil;
- Grupos Parlamentares;
- Comunicação Social Regional;
- População do Concelho.

Avis, 26 de Setembro de 2008"

DELIBERAÇÃO: Aprovada por maioria com 15 votos a favor (CDU), 3 votos contra (PS), 3 abstenções (2 PSD e 1 PS)