08/10/2009

"O MARANHÃO" COM A CDU

No início da campanha eleitoral para estas eleições autárquicas o blog "O MARANHÃO", num acto de cidadania louvável, embora não muito usual entre nós, declarou o seu apoio inequívoco à CDU.
O autor fundamenta a sua opção e o acto de a tornar pública num post publicado em 28 de Setembro.
A CDU regista e agradece esta manifestação de apoio e porque o texto que a sustenta é de grande qualidade e brilhante na forma sucinta como "pinta" os últimos quatro anos no Concelho de Avis, não resiste a transcrevê-lo:

"Começa hoje a campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas. Por uma questão de lealdade para com os leitores do blog e em nome da transparência que se exige a quem pretende intervir na discussão dos problemas da comunidade, o maranhão declara o seu apoio à candidatura de Manuel Maria Coelho e à Coligação Democrática Unitária – PCP/PEV.

Este apoio é ideológico, mas não só: resulta acima de tudo de um balanço pessoal do trabalho desenvolvido pela vereação cessante, incluindo o vereador da oposição. Desde logo ideológico porque o autor desde espaço sempre se reclamou da Esquerda. Não da «esquerda democrática», ou da «esquerda moderna». Da Esquerda-Esquerda, a que não necessita de adjectivos para se justificar.

Da Esquerda que acredita que todos os homens nascem livres e iguais; da Esquerda que herdou e defende os valores da Revolução Francesa e do grito «Liberdade, Igualdade, Fraternidade»; da Esquerda que não precisa de ser «moderna» porque é dialética; da Esquerda que pode mudar de estratégia, mas não muda de princípios; da Esquerda que não defende o SNS na oposição e fecha hospitais e centros de saúde no governo; da Esquerda que defende a universalidade do ensino e não encerra escolas por razões economicistas; da Esquerda que luta e defende a Regionalização na oposição ou, porventura, no governo; Da Esquerda-Esquerda.

Nos últimos quatro anos - numa conjuntura particularmente difícil, não só pela crise internacional, mas também pelas políticas levadas a cabo pelo governo do PS contra o Poder Local – O município de Avis deu passos seguros na via de um desenvolvimento apoiado, essencialmente, na utilização sustentada dos recursos, na criatividade e inovação, na cultura, no património e no turismo.

No emprego substituiu-se a um Governo que despreza o interior e quem aí vive e trabalha criando, na medida do possível, postos de trabalho de forma a reduzir o impacto do desemprego no concelho.

Não se trata, como dizem alguns de forma maliciosa, de oferecer emprego em troca de votos. Trata-se de ser solidário para com aqueles que para além da força de trabalho nada mais lhes resta. As críticas deixam adivinhar o que aconteceria se a oposição fosse poder: mais desemprego, mais miséria, mais migração, menos pessoas, menos Avis.

A «fábrica do leite» fechou e, armados em virgens ofendidas, logo vozes se levantaram para acusar a Câmara de «nada ter feito para o impedir». Quem fez algo para a fechar foram os governos PS e PSD que subsidiaram, encorajaram e apoiaram a construção de uma nova unidade fabril no norte do país sem negociar a manutenção da Lactogal em Avis. Foi uma ajuda preciosa, digo eu...

No que à Saúde diz respeito, as novas regras de gestão hospitalar inventadas por este governo, também não nos favoreceram. Chegou-se ao cúmulo de ver o Centro de Saúde funcionar apenas com um médico...

Na ocasião, o líder da oposição avisense escreveu em a ponte uma das meias-verdades a que já estamos habituados: o município deixou fugir uma ambulância com médico e enfermeiro para Almodôvar. No entanto, a sua preocupação ficou-se por aí, já que em sede de Assembleia Municipal o PS/Avis votou contra uma moção a reclamar a presença de mais médicos. Ficámos esclarecidos. Os socialistas cá da terra metem os interesses partidários à frente dos interesses dos avisenses...

Mas terá andado o executivo apenas a tapar os buracos abertos pelo governo central? Não. A obra está aí para quem quiser ver. A primeira fase da requalificação da Cerca da Muralha foi concluída; o Jardim do Mestre está requalificado; o espaço do pelourinho e o Largo Serpa Pinto estão arranjados; a Cisterna Municipal foi inaugurada; a Arqueologia do concelho terá em breve um espaço próprio nas Muralhas do Convento: tudo isto e mais algumas coisas demonstram uma preocupação evidente em dinamizar o Centro Histórico da vila, núcleo urbano fundamental e cartão de visita do concelho.

A Feira Medieval, aproveita-se do espaço e já é um factor de atracção de muitos novos visitantes. Tem evoluído ao longos dos anos e, em 2009, provou que vale a pena fazer as coisas, com paciência, mas bem feitas.

A Feira Franca ganhou com a troca. Tem outra dimensão, dignidade e condições para quem lá trabalha ou para quem a visita; recuperou um espaço «devoluto» e, hoje, já não se ouvem os que puseram em causa a justeza da mudança.

Mas a intervenção no espaço urbano não se ficou pelo Centro Histórico. O Parque de Campismo foi requalificado; o Clube Náutico está de cara lavada; A EN244 tem nova iluminação, passeios, envolvente arbórea e ciclo-via; a ETAR foi desviada da entrada da povoação, a Escola junto aos correios foi requalificada...

O RAPID veio mexer com a vila durante uma semana e proporcionou aos jovens da terra contacto com novas realidades e formas de trabalhar na área da cultura.

Nas escolas, não foi preciso o Magalhães para que as nossas crianças soubessem o que era um computador pois a autarquia já as tinha devidamente equipado e, este ano, toda a rede escolar concelhia forneceu refeições aos alunos. Os pais dos alunos que frequentam o 1º ciclo do ensino básico foram aliviados do pagamento dos manuais escolares. Isto para não falar dos os tanques de aprendizagem e das ludotecas a funcionar em todas as freguesias do concelho.

Os espaços internet são uma realidade há muito presente e, no Centro Histórico, o município disponibiliza acesso grátis via wirless...
.........
Nem tudo começou nestes quatro anos e, certamente, nem tudo irá acabar nos próximos, mas uma coisa é certa, foram dados passos seguros rumo a um futuro com o qual concordo. Por estas e por outras, no próximo dia 11, voto CDU."

in www.omaranhao.blogspot.com